Benefícios do Aipo ou Salsão para Saúde



Saiba aqui quais são os principais benefícios do Aipo para a saúde.

A cada ano que passa, novos alimentos entram na moda e caem no gosto dos consumidores devido aos seus benefícios. E o alimento da vez é um grande conhecido da população, o Aipo, também conhecido como Salsão.

Segundo o PubMed, uma base de dados de literatura médica, nos últimos anos houve um aumento no número de publicações relacionadas ao vegetal. Mas você sabe quais são os benefícios do Aipo/Salsão para a saúde? Caso não saiba, fique atento, pois iremos citar aqui tudo o que você precisa saber sobre ele.



O Aipo/Salsão é um vegetal rico em fibras e água. Não bastasse isso, ele também possui poucas calorias e conta com baixo índice glicêmico. Mas estes não são os únicos benefícios desta plantinha, já que ela ainda possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e auxilia na prevenção de doenças como artrite e gota.

Nos Estados Unidos, uma das maneiras mais comuns de se consumir o Aipo/Salsão é através de snacks e suco verde. Já aqui no Brasil, ele é muito utilizado em sopas, condimentos e salada.



Dito isto, vamos a mais alguns benefícios do vegetal para nossa saúde:

Ajuda o Intestino

Como dissemos no início desta matéria, o Aipo/Salsão é um alimento rico em fibras e água. Ele pode ser consumido inteiro (folhas e talo). As fibras presentes no vegetal ajudam a aumentar a sensação de saciedade e auxilia o sistema digestivo a funcionar melhor, uma vez que estas fibras ajudam na formação do bolo fecal. Vale lembrar que para ter este benefício é necessário que a pessoa também consuma bastante água.

Amigo da Dieta

O Aipo/Salsão pode ser uma ótima opção de snack para aqueles momentos de fome. O talo do vegetal é crocante e prazeiroso para o paladar. Além disso, o seu baixo índice glicêmico também ajuda a reduzir a quantidade de calorias em um lanchinho.

Anti-Inflamatório Natural

O Aipo/Salsão também é rico em vitamina K. Esta vitamina possui propriedades anti-inflamatórias e auxiliam na prevenção de doenças inflamatórias nas articulações do corpo, como artrite e gota. Não bastasse isso, o Aipo também auxilia na fixação do cálcio em nosso organismo, o que ajuda na prevenção da osteoporose.

Reduz o Envelhecimento Precoce

Outro composto vegetal presente no Aipo é a Apigenina. Este composto possui propriedades antioxidantes, que auxiliam para impedir a ação de radicais livres em nosso organismo, ajudando assim a prevenir o envelhecimento precoce.

Parceiro dos Rins

Como o aipo possui 90% de sua composição de água, ele também conta com propriedades diuréticas, auxiliando a limpar e desintoxicar os rins. Além disso, o potássio presente no vegetal ajuda a equilibrar os eletrólitos do corpo e diminuir os hormônios responsáveis pelo estresse.

Ajuda no Ganho de Massa Muscular

A vitamina K presente no Aipo estimulam os testículos do homem a produzir testosterona, principal hormônio responsável pela elevação da massa magra em nosso corpo.

Coração em Dia

O Aipo contém também flavonóisácidos, flavonas e fenólicos que ajudam a reduzir o colesterol ruim. Vale lembrar que estes componentes também auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos, combatendo assim a pressão alta.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *