Benefícios da Acelga para Saúde



Confira aqui os principais benefícios da Acelga para a saúde.

Nos últimos anos, cada vez mais atenção tem sido dada ao papel dos alimentos na saúde humana, visto que as evidências epidemiológicas apontam para uma ligação entre uma dieta rica em vegetais e uma baixa incidência de doenças crônicas não transmissíveis. Por isso, os alimentos de hoje não são apenas uma especialidade que sacia a fome e orienta, mas também previne doenças relacionadas à desnutrição e melhora o bem-estar físico e mental dos consumidores. A alimentação é uma das áreas da ciência alimentar de maior importância para a investigação e inovação na indústria alimentar, devido às substâncias encontradas apenas numa pequena parte das plantas, com uma vasta gama de aplicações e disponibilidade quase inesgotável para consumo. Além do baixo custo de obtenção de compostos naturais (em comparação com muitos sintéticos).

Segmentos de caules achatados, são usados ​​em alguns países para a nutrição de espécies de animais domésticos e selvagens. O uso deles para consumo humano é restrito ao México e alguns países. Estudos científicos confirmam as propriedades farmacológicas e a ação de Opuntia spp., que são usados ​​na medicina popular para o tratamento de doenças cardíacas coronárias; asma brônquica; diabetes; efeito cicatrizante, úlcera gástrica e função anti inflamatória. A composição de Opuntia spp. É comparada com a de outros vegetais, incluindo: alface, alcachofra, acelga, berinjela, brócolis e rabanete. Apresenta em sua constituição cerca de 90% de água, 4-6% de carboidratos, 1% de proteína, 0,2% de lipídios, 1% minerais e vitamina C (12,7 mg / 100g). Os cladódios são ricos em hidrocolóides consiste em muco, que é um polissacarídeo que tem potencial como aditivo para vários produtos na indústria alimentar.

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A acelga (Beta vulgaris L.) vem da mesma família da beterraba e se distingue pelo alto desenvolvimento das folhas e caules, que são as partes comestíveis. É rico em fibras e vitaminas A e C, além de ser fonte de minerais como cálcio e ferro. Você pode comê-lo cru, em saladas, e fritar como couve. É vendido em pacotes e os talos podem ser consumidos fritos ou cozidos em sopas.

Abaixo estão os nove benefícios dos vegetais para o seu corpo:

  1. Os antioxidantes presentes na acelga são compostos que protegem o sistema biológico da oxidação excessiva resultante de processos ou reações que prejudicam as células.
  2. Flavonóides, ácidos fenólicos e taninos são os ingredientes mais importantes. A fibra alimentar é formada por uma série de substâncias derivadas de vegetais, que podem prevenir doenças cardiovasculares e regular a função intestinal.
  3. A proteína presente nos vegetais contribui para o funcionamento normal de enzimas e hormônios e proporciona saúde celular e muscular.
  4. Os carboidratos atuais fornecem energia para o corpo humano, para que possamos desempenhar múltiplas funções, o que é essencial para nos mantermos fortes e saudáveis.
  5. Os lipídios são moléculas orgânicas formadas por ácidos graxos e álcool, que desempenham um papel importante nos organismos. Nutrientes necessários para armazenar reservas de energia, precursores de hormônios, como testosterona e estradiol.
  6. Os minerais estão envolvidos na manutenção da frequência cardíaca, contração muscular, função cerebral e equilíbrio de todo o corpo.
  7. A acelga é um alimento rico em vitamina C, que pode melhorar a imunidade e aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico e têm a função de resistir a microrganismos e corpos estranhos no corpo. Os nutrientes também aumentam o nível de anticorpos no corpo.
  8. A água abundante nos vegetais pode controlar as calorias e auxiliar no processo de emagrecimento. Além de reduzir dores de cabeça e enxaqueca e melhorar consideravelmente o humor.
  9. O cálcio é extremamente importante no processo metabólico: ajuda a coagular o sangue, fortalece a estrutura dos ossos e dentes, força óssea, impulso nervoso, contração muscular, coagulação sanguínea e permeabilidade celular.
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Adriana Silva Souza

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