Nos últimos anos, cada vez mais atenção tem sido dada ao papel dos alimentos na saúde humana, visto que as evidências epidemiológicas apontam para uma ligação entre uma dieta rica em vegetais e uma baixa incidência de doenças crônicas não transmissíveis. Por isso, os alimentos de hoje não são apenas uma especialidade que sacia a fome e orienta, mas também previne doenças relacionadas à desnutrição e melhora o bem-estar físico e mental dos consumidores. A alimentação é uma das áreas da ciência alimentar de maior importância para a investigação e inovação na indústria alimentar, devido às substâncias encontradas apenas numa pequena parte das plantas, com uma vasta gama de aplicações e disponibilidade quase inesgotável para consumo. Além do baixo custo de obtenção de compostos naturais (em comparação com muitos sintéticos).
Segmentos de caules achatados, são usados em alguns países para a nutrição de espécies de animais domésticos e selvagens. O uso deles para consumo humano é restrito ao México e alguns países. Estudos científicos confirmam as propriedades farmacológicas e a ação de Opuntia spp., que são usados na medicina popular para o tratamento de doenças cardíacas coronárias; asma brônquica; diabetes; efeito cicatrizante, úlcera gástrica e função anti inflamatória. A composição de Opuntia spp. É comparada com a de outros vegetais, incluindo: alface, alcachofra, acelga, berinjela, brócolis e rabanete. Apresenta em sua constituição cerca de 90% de água, 4-6% de carboidratos, 1% de proteína, 0,2% de lipídios, 1% minerais e vitamina C (12,7 mg / 100g). Os cladódios são ricos em hidrocolóides consiste em muco, que é um polissacarídeo que tem potencial como aditivo para vários produtos na indústria alimentar.
A acelga (Beta vulgaris L.) vem da mesma família da beterraba e se distingue pelo alto desenvolvimento das folhas e caules, que são as partes comestíveis. É rico em fibras e vitaminas A e C, além de ser fonte de minerais como cálcio e ferro. Você pode comê-lo cru, em saladas, e fritar como couve. É vendido em pacotes e os talos podem ser consumidos fritos ou cozidos em sopas.
Adriana Silva Souza
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?