Docinha e suculenta, a melancia é uma fruta bastante versátil, que pode ser consumida desde em forma de sobremesa até suco. Descoberta na África, esta fruta é rica com nutrientes que fazem bem para o organismo humano, ajudando a prevenir doenças do coração e câncer.
A melancia é fonte de carboidratos, água, vitamina A e C, e sais minerais, como fósforo, magnésio, sódio, cálcio e potássio. O tom avermelhado da melancia se deve à presença de licopeno, que o antioxidante responsável por combater os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele.
Quer saber mais? Confira, neste post, todos os benefícios da melancia!
Cerca de 90% da melancia é composta por água, o que a faz ser um excelente alimento para hidratar o corpo. Manter o organismo bem hidratado é indispensável para regular a temperatura do corpo, fornecer nutrientes para todas as células, evitar infecções contribuir para o bom funcionamento dos órgãos. Isso também ajuda a melhorar o humor e a qualidade do sono.
Conforme já dissemos, a melancia tem potássio e magnésio, minerais que ajudam a diminuir a pressão arterial. Além disso, a fruta também tem citrulina, que é um aminoácido que eleva os níveis de óxido nítrico no organismo humano, de modo a expandir os vasos sanguíneos. E o licopeno auxilia no controle do colesterol ruim.
Todos esses fatores estão relacionados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Sendo assim, o consumo regular de melancia e a prática de exercícios físicos reduzem os riscos de ter problemas no coração.
Uma vez que é rica em sais minerais e vitaminas, a fruta combate as deficiências nutricionais do seu organizado, o que resulta no aumento da sua imunidade. A vitamina C é crucial para fortalecer o sistema imunológico contra vírus e infecções. Outra vantagem é que o licopeno reduz o estresse oxidativo, que também melhora a imunidade.
O que poucas pessoas sabem é que a melancia é uma importante aliada para a proteção dos olhos, pois previne doenças como degeneração macular e catarata. Isso é possível por causa da presença de beta-caroteno, zeaxantina e luteína. A vitamina A também evita a cegueira noturna.
Uma alimentação pesada dificulta a digestão e pode causar problemas estomacais. Essa situação não ocorre com a melancia, visto que ela é composta em maior parte por água. A polpa contém fibras que melhora consideravelmente o funcionamento do intestino.
Basicamente, as fibras estruturam o bolo fecal, e a água é o elemento que garante a fluidez no trato digestivo. Ao comer melancia com frequência, você fica livre da constipação e do mau-humor provocado por ela.
A fruta tem propriedades antioxidantes que atuam diretamente no combate dos radicais livres, que se caracterizam com moléculas que atacam e causam danos para a estrutura do nosso DNA, acelerando o envelhecimento das células do organismo.
Sem falar que uma alimenta que contenha antioxidantes também reforça a memória, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem e demais processos cognitivos. Ainda há a presenta de fósforo, que junto as vitaminas do complexo B, aumentam a proteção neurocerebral.
A sua alta concentração de água, faz com que a melancia aumente a produção de urina, logo a fruta tem propriedades diuréticos. Essa característica é altamente benéfica para aquelas pessoas que sofrem com inchaços causados por retenção hídrica. Quem tem problemas renais também devem consumir melancia, pois ela previne a formação dos cálculos renais, ou seja, de pedras nos rins.
Viu só quantos benefícios a melancia oferece? Adicione o consumo dessa fruta na sua alimentação e melhora a sua qualidade de vida.
Simone de Paula Leal
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?