Benefícios do Ovo para Saúde



Confira aqui os principais benefícios do Ovo para a saúde.

Alimento que pode ser utilizado em refeições realizadas no café da manhã, almoço e jantar, devido a sua versatilidade, ovo é causa bastante polêmica, sendo classificado como vilão ou aliado dependendo da situação. Uma considerável parcela de especialistas atribuí mais benefícios do que malefícios no consumo do ovo, porém, recomendam cautela em sua utilização, ratificando a necessidade de equilíbrio e regular na ingestão deste item, sempre associada a alimentação saudável. E como forma de tirar possíveis dúvidas que possam existir sobre o consumo de ovo, vamos apresentar a seguir 5 vantagens no consumo deste tipo de alimento.

Efeito positivo para o cérebro

Um estudo divulgado pela publicação The American Journal of Clinical Nutrition aponta que um dos efeitos do consumo regular de ovo é a melhora do desempenho cerebral, diminuindo até mesmo o risco de possíveis demências. Isso acontece em razão da presença, na gema do ovo, da colina. Este nutriente é primordial no desenvolvimento da área cerebral ligada à memória.



Auxílio à saúde ocular

Também é possível encontrar nos ovos, nutrientes responsáveis pela melhora na saúde ocular. Os principais são a luteína e zeaxantina. Estes nutrientes são antioxidantes que acumulam-se na retina e sua presença contribuem para redução do risco de catarata e degeneração macular. O The American Journal of Clinical Nutrition, através de mais um estudo, comprovou a presença destes nutrientes e o seus efeitos na prevenção de doenças oculares.

Aumento da saciedade

As proteínas presentes no ovo também apresentam benefícios em relação ao controle de peso. Conforme pesquisas, o ovo melhora a sensação de saciedade e auxilia na redução do processo de ingestão calórica após o consumo. desta forma a adição regular de ovos à sua rotina alimentar pode contribuir para a perda de peso.

Leia também:  Benefícios da Água de Coco


Não aumenta o risco de contração de doenças cardiovasculares

Várias pesquisas, ao longo da história, foram realizadas com o objetivo de mostrar se o ovo é ou não fator de contribuição no aumento do risco de problemas cardíacos. Um processo de revisão de estudos, com a participação de mais de 260 mil pessoas, concluiu que a associação entre ingestão de ovos e doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais inexiste nas pessoas consideradas saudáveis. Porém o consumo de ovo ainda assim deve ser moderado.

Possui efeito positivos para os portadores de diabetes

Um estudo demonstrou que o consumo regular de ovos causa melhora na glicemia em jejum nos portadores de diabetes tipo 2. Logo seu consumo é recomendado, procurando não exceder o limite de 3 ovos por semana. Devido ao maior risco de eventos cardiovasculares, como AVC ou infarto agudo do miocárdio, é necessário ser bem cauteloso no consumo, mas isso não significa abolir este alimento de sua dieta. O consumo de ovos pode apresentar algumas variações, como por exemplo, frito, mexido, cozido e até mesmo cru.

Independente da forma escolhida para o seu consumo é fundamental ter a consciência de que a regularidade contribui efetivamente para os efeitos positivos, bem como não extrapolar. O ovo deve ser visto como um dos elementos capazes de beneficiar diversas regiões de seu organismo, porém não pode ser o único a ser considerado.

Uma alimentação completa é fundamental para o equilíbrio do organismo e para melhor consistência dos efeitos positivos não somente do ovo, mas de qualquer outro elemento nutricional. Com base nestas dicas já é possível compreender de que forma o ovo pode fazer parte de seu cotidiano, seja através de sua introdução ou alteração de sua forma de consumo. E como dica final, procure sempre o auxílio de um especialista para que a sua saúde não seja colocada em risco. Um acompanhamento profissional é garantia de clara compreensão do que será consumido e de que forma ele atuará em sua saúde.

Leia também:  Cenoura - Benefícios e Vitaminas

Luis Fernando Bernardo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *