No ano de 1920, a Dieta Cetogênica foi criada com o intuito de ajudar no tratamento de pacientes com epilepsia. Consiste em diminuir de forma drástica a quantidade de carboidratos que são ingeridos ao longo do dia.
Com o tempo, os médicos começaram a perceber que esse menor consumo de carboidratos ajudava no emagrecimento. Então, a partir dos anos 60, a dieta conquistou popularidade como uma das formas eficientes de perder peso. Apesar disso, não é fácil de seguir e exige bastante de quem decide optar por esta forma de emagrecimento.
A Dieta Cetogênica pode ser definida como um corte brusco no consumo de carboidratos com o intuito de estimular a quebra de gordura e consequente emagrecimento. O nome é derivado da palavra cetose, que significa queima de gordura pela falta de carboidratos.
Durante a dieta, além da quebra de gordura, também surgem os chamados corpos cetônicos, que serão responsáveis por atuar em hormônios como a grelina, diretamente ligada ao apetite. Assim, além de emagrecer, você também aprender a se saciar mais facilmente e aproveitar melhor a gordura corporal.
Qualquer dieta precisa de acompanhamento médico e isso não é diferente no caso da Cetogênica. Durante a consulta, será feita uma análise do seu metabolismo, levando em conta sua idade, medidas, sexo, peso, altura e se pratica alguma atividade física.
Tendo essas informações, o médico ou nutricionista irá estabelecer um máximo de carboidratos que podem ser consumidos por dia. Quem já leva uma vida mais saudável e não consome muitos carboidratos ao longo do dia talvez não precise reduzir o consumo, mas deve continuar se exercitando.
Em média, nosso corpo consome diariamente 200 g de carboidratos, na dieta cetogênica, esse número pode cair para o máximo de 50g por dia.
Não há um cardápio específico a ser seguido, você é livre para definir o que mais gosta de comer, desde que cumpra os limites máximos e carboidratos a serem consumidos diariamente. Também não são determinadas quantas refeições você deve fazer por dia. Então, há bastante liberdade para se organizar.
Enquanto estiver fazendo a Dieta Cetogênica é recomendado consumir carnes e seus derivados, vegetais e especialmente gorduras (já que a glicose será retirada a partir destas que serão a nova fonte principal de alimento para as células). Leite é um alimento que não deve ser consumido durante a dieta.
Como o objetivo é fazer com que a cetose ocorra, é necessário que o organismo se adapte e perceba que não irá obter glicose através dos carboidratos. Assim, o tempo mínimo passado pelos nutricionistas é de 3 semanas, mas é possível passar até 6 meses, a depender do resultado esperado.
Uma das principais reclamações de quem opta pela Dieta Cetogênica são os efeitos colaterais causados pela falta de carboidratos no organismo. Durante a fase de adaptação ao novo cardápio, que pode durar até duas semanas, o corpo irá reagir a falta de glicose. Sendo assim, você pode observar alguns sintomas, como: cansaço, fraqueza e principalmente o mau-humor.
De qualquer forma, não ceda e desista aos primeiros sinais dos efeitos colaterais. É apenas uma forma do seu corpo sinalizar que está com falta de glicose, ao perceber que não receberá através dos carboidratos, irá iniciar o processo de cetose e buscar sua fonte de energia na quebra de gordura.
Durante a dieta cetogênica você pode consumir tranquilamente:
No caso das bebidas, é importante que sejam sem açúcar. Veja também o que você não poderá comer enquanto estiver de dieta:
Existem outros alimentos que são permitidos ou proibidos enquanto você estiver na dieta cetogênica, de qualquer forma, o melhor é sempre se informar diretamente com seu médico ou nutricionista.
Stephanie Caroline Meyer de Quadros
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?