Emagrecer ou simplesmente manter o peso na balança pode parecer uma tarefa difícil. Isso porque muitas pessoas acreditam que para perda ou manutenção do peso, seja necessário radicalizar no tamanho das porções e até mesmo sentir fome.
No entanto, algumas dietas de emagrecimento defendem a restrição ou diminuição de somente um ou outro alimento, enquanto todos os outros estão liberados para comer a vontade.
Nesses regimes a sensação de fome é praticamente nula, uma vez que permite fazer refeições fartas e completas, sem contar, contudo, com um tipo ou cadeia de alimentos específico.
Esse é o caso da Dieta sem Carboidrato, um regime de emagrecimento em que os alimentos que contenham muito carboidrato são retirados ou limitados do cardápio, porém, são deliberadamente substituídos por opções ricas em proteína ou gordura.
A Dieta sem Carboidrato resiste a qualquer outra dieta da moda, uma vez que apresenta resultados rápidos e sem esforços em pouco tempo de realização. Para se ter uma ideia, ao excluir esse macronutriente das refeições é possível perder até quatro quilos em uma semana.
Ela também é bastante difundida internacionalmente, uma vez que ficou conhecida através do Dr. Atkins, médico cardiologista norte-americano que receitava este modelo de dieta para seus pacientes na década de 1970.
Neste programa alimentar, os produtos de origem animal são protagonistas da refeição. No prato, entram carne bovina, suína, peixes e frango, bacon e embutidos, ovos, leites e derivados como queijo e requeijão.
Verduras, uma importante fonte de fibras, também são liberadas. Porém, o consumo de alimentos que contenham carboidrato deve ser restringido ou limitado. Ficam de fora as farinhas, cereais, farelos, pães e arroz. Frutas e leguminosas, comer com moderação.
Esse regime de emagrecimento provoca uma reação diferente em nosso metabolismo. Isso porque priorizar proteínas e gorduras durante as refeições estimula o processo de cetose do nosso organismo.
Como sabemos, o carboidrato é uma importante fonte de energia. Como nesse programa alimentar o consumo de carboidratos é restrito, o combustível do corpo passa a ser a reserva de gordura acumulada. Com isso, a queima de gordura promove a perda de peso.
Confira, a seguir, uma sugestão de cardápio simples e fácil de seguir, de três dias de duração, com os alimentos permitidos na Dieta sem Carboidrato.
Dia 1
Dia 2
Dia 3
Como você pode perceber, a Dieta sem Carboidrato possibilita uma refeição farta, proveniente de alimentos ricos em proteína e gordura, o que traz muita saciedade no organismo e retarda a sensação de fome.
É importante ressaltar que esse procedimento não pode ser realizado por muito tempo, uma vez que os carboidratos são fontes de energia para o nosso organismo e exercem papel importante em nossa função cerebral. Antes de começar um novo programa alimentar, busque o auxílio de um profissional da saúde, como um nutricionista ou nutrólogo.
Juliete Lucas
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?