Dieta Sem Carboidrato – Como Fazer, O Que Comer



Saiba aqui como funciona e o que comer na Dieta Sem Carboidrato.

Emagrecer ou simplesmente manter o peso na balança pode parecer uma tarefa difícil. Isso porque muitas pessoas acreditam que para perda ou manutenção do peso, seja necessário radicalizar no tamanho das porções e até mesmo sentir fome.

No entanto, algumas dietas de emagrecimento defendem a restrição ou diminuição de somente um ou outro alimento, enquanto todos os outros estão liberados para comer a vontade.



Nesses regimes a sensação de fome é praticamente nula, uma vez que permite fazer refeições fartas e completas, sem contar, contudo, com um tipo ou cadeia de alimentos específico.

Esse é o caso da Dieta sem Carboidrato, um regime de emagrecimento em que os alimentos que contenham muito carboidrato são retirados ou limitados do cardápio, porém, são deliberadamente substituídos por opções ricas em proteína ou gordura.



A Dieta sem Carboidrato resiste a qualquer outra dieta da moda, uma vez que apresenta resultados rápidos e sem esforços em pouco tempo de realização. Para se ter uma ideia, ao excluir esse macronutriente das refeições é possível perder até quatro quilos em uma semana.

Ela também é bastante difundida internacionalmente, uma vez que ficou conhecida através do Dr. Atkins, médico cardiologista norte-americano que receitava este modelo de dieta para seus pacientes na década de 1970.

Neste programa alimentar, os produtos de origem animal são protagonistas da refeição. No prato, entram carne bovina, suína, peixes e frango, bacon e embutidos, ovos, leites e derivados como queijo e requeijão.

Verduras, uma importante fonte de fibras, também são liberadas. Porém, o consumo de alimentos que contenham carboidrato deve ser restringido ou limitado. Ficam de fora as farinhas, cereais, farelos, pães e arroz. Frutas e leguminosas, comer com moderação.

Leia também:  Dieta dos 22 Dias - Poderosa dieta baseada no regime alimentar vegano

Esse regime de emagrecimento provoca uma reação diferente em nosso metabolismo. Isso porque priorizar proteínas e gorduras durante as refeições estimula o processo de cetose do nosso organismo.

Como sabemos, o carboidrato é uma importante fonte de energia. Como nesse programa alimentar o consumo de carboidratos é restrito, o combustível do corpo passa a ser a reserva de gordura acumulada. Com isso, a queima de gordura promove a perda de peso.

Confira, a seguir, uma sugestão de cardápio simples e fácil de seguir, de três dias de duração, com os alimentos permitidos na Dieta sem Carboidrato.

Dia 1

  • Café da Manhã: Omelete de dois ovos com presunto e uma xícara de café com leite, sem açúcar
  • Almoço: Coxa e sobrecoxa de frango assados e salada de rúcula à vontade
  • Lanche: Uma porção de castanhas, amêndoas ou amendoim
  • Jantar: Coxa e sobrecoxa de frango assados e abobrinha refogada

Dia 2

  • Café da Manhã: Dois ovos mexidos com bacon e uma xícara café preto, sem açúcar
  • Almoço: Carne moída refogada e salada de pepino e tomate à vontade
  • Lanche: Uma porção de coco em lascas ou pedaços
  • Jantar: Carne moída refogada e couve flor gratinada

Dia 3

  • Café da Manhã: Dois ovos cozidos com uma colher de requeijão e uma xícara de chá mate, sem açúcar
  • Almoço: Salada de atum, alface e tomate à vontade
  • Lanche: Uma vitamina de abacate batido com leite, sem açúcar
  • Jantar: Picadinho de carne, berinjela e champignon

Como você pode perceber, a Dieta sem Carboidrato possibilita uma refeição farta, proveniente de alimentos ricos em proteína e gordura, o que traz muita saciedade no organismo e retarda a sensação de fome.

É importante ressaltar que esse procedimento não pode ser realizado por muito tempo, uma vez que os carboidratos são fontes de energia para o nosso organismo e exercem papel importante em nossa função cerebral. Antes de começar um novo programa alimentar, busque o auxílio de um profissional da saúde, como um nutricionista ou nutrólogo.

Leia também:  Dieta Detox - O Que é, Como Fazer, O Que Comer

Juliete Lucas

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *