Dieta Detox – O Que é, Como Fazer, O Que Comer

Confira aqui mais detalhes sobre a Dieta Detox.

Se você está se sentindo desanimado, cansado e indisposto; se suas pernas, pés, mãos, rosto e barriga estão inchados e se sua pele, unha e cabelos estão fracos e quebradiços, pode ser um sinal de que seu organismo esteja sobrecarregado de substâncias tóxicas como alimentos ultraprocessados e industrializados.

Mas não se preocupe. Muitas vezes esse quadro pode ser revertido a partir de pequenas mudanças significativas em sua alimentação. O ideal, a princípio, é buscar auxílio com um profissional da saúde como nutricionistas ou médicos endocrinologistas. No entanto, é possível adotar algumas boas práticas alimentares sem maiores consequências. Uma delas, por exemplo, é aderir à dieta detox por um curto espaço de tempo a fim de eliminar do organismo as toxinas acumuladas.

Ao seguir as recomendações impostas pela dieta detox é possível observar tanto a eliminação de gordura, quando a diminuição da retenção de líquidos, que quando presente no organismo pode ser confundida com quilos extras, contudo, é somente o inchaço provocado pelos maus hábitos da saúde – má alimentação, sedentarismo, poucas horas de sono, entre outros fatores.

O fato é que, além de ser uma alternativa saudável para o organismo humano, a dieta detox também pode ser saudável para as finanças pessoais, uma vez que seu cardápio exige alimentos comuns e facilmente encontrados em hortas, pomares, feiras e supermercados. Muitas vezes, é possível encontrar esses alimentos até mesmo no quintal de sua casa, com um pouco de esforço e dedicação ao cultivar frutas, verduras, vegetais e temperos em pequenos vasos ou terrenos.

Isso porque a dieta detox prioriza aumentar o consumo de alimentos orgânicos, ricos em fibras, nutrientes e vitaminas, e de preferência antioxidantes para promover a limpeza do organismo. Além disso, evita o consumo de alimentos hipercalóricos e industrializados, ou que sejam ricos em sal, açúcar, gordura, corantes, condimentos e aditivos químicos.

Portanto, a nossa sugestão é reduzir até eliminar por completo a utilização de temperos e molhos prontos e comidas congeladas ou ultraprocessadas como hambúrguer, nuggets, macarrão instantâneo. Evite também o consumo de sal, açúcar e gordura, limitando a ingestão de pães, doces, frituras, refrigerantes, gelatinas e afins durante a semana.

É importante reforçar que a dieta detox é um paliativo a um tratamento clínico profissional e que pode ser implementada periodicamente por curtos espaços de tempo. Por isso, recomendamos fazer uma dieta detox somente uma vez no mês ou então após o período de festas e aniversários em que naturalmente comemos de modo exagerado e sem restrições.

A seguir, vamos apresentar um pequeno cardápio para três dias de dieta detox. Você pode adaptar o tipo de vegetal ou hortaliça de acordo com sua região ou com os alimentos típicos da temporada.

Dia 1:

  • Desjejum – Suco verde de água, couve, limão e gengibre. Se desejar, pode adoçar com mel.
  • Almoço – Filé de frango, brócolis e purê de mandioquinha
  • Lanche – Um pedaço de côco fresco
  • Jantar – Omelete de ovos, ervilha e tomate
  • Ceia – Chá de camomila

Dia 2:

  • Desjejum – Vitamina de banana e leite desnatado
  • Almoço – Ovos cozidos, salada de folhas frescas e um pedaço de mandioca
  • Lanche – Rodelas de abacaxi
  • Jantar – Sopa-creme de abóbora
  • Ceia – Água de coco

Dia 3:

  • Desjejum – Chá verde e uma fatia grande de mamão com uma colher de aveia
  • Almoço – Filé de frango, salada de pepino e tomate e grão de bico
  • Lanche – Ameixas secas e um iogurte natural desnatado
  • Jantar – Uma posta de atum, salada de rúcula e uma batata doce cozida
  • Ceia – Suco de uva integral

Durante os três dias em que realizar a dieta detox, evite o consumo de café, refrigerantes, bebidas saborizadas artificialmente. Consuma bastante água e prefira temperos caseiros como alho, cebola, salsinha, cebolinha, entre outros. Se depois deste período você continuar sentindo inchaço no corpo, dificuldade para ir ao banheiro ou fadiga sem precedentes, procure a ajuda de um profissional da saúde.

Juliete Landi Lucas

Posts Recentes

Vital Pursuit: a inovação da Nestlé para uma dieta equilibrada e saborosa

Vital Pursuit oferece alimentos ricos em proteínas e nutrientes essenciais, alinhados às necessidades de quem usa medicação para perda de… Leia Mais

Nestlé lança alimentos congelados para usuários de Ozempic e Wegovy

A Nestlé lança a linha Vital Pursuit, alimentos congelados pensados para usuários de medicamentos GLP-1, como Ozempic e Wegovy, destacando… Leia Mais

Teste genético “Hungry Gut” revoluciona tratamento da obesidade

Novo teste genético pode prever com 95% de precisão quem perderá peso com medicamentos injetáveis. Os avanços na medicina têm… Leia Mais

Gripe aviária em vacas leiteiras preocupa especialistas nos EUA

Novo surto de gripe aviária em vacas leiteiras nos EUA levanta preocupações sobre possíveis transmissões para humanos. A detecção do… Leia Mais

Desvendando Mitos: Manteiga ou Margarina, O Que é Melhor para Você?

Em uma comparação detalhada entre manteiga e margarina, descubra qual opção é mais saudável e como influenciam sua saúde a… Leia Mais

Como o sal pode afetar drasticamente o organismo

Na trajetória humana, poucos elementos foram tão valiosos quanto o sal, chegando a ser utilizado como forma de pagamento na… Leia Mais