Dieta Detox – O Que é, Como Fazer, O Que Comer

Confira aqui mais detalhes sobre a Dieta Detox.

Se você está se sentindo desanimado, cansado e indisposto; se suas pernas, pés, mãos, rosto e barriga estão inchados e se sua pele, unha e cabelos estão fracos e quebradiços, pode ser um sinal de que seu organismo esteja sobrecarregado de substâncias tóxicas como alimentos ultraprocessados e industrializados.

Mas não se preocupe. Muitas vezes esse quadro pode ser revertido a partir de pequenas mudanças significativas em sua alimentação. O ideal, a princípio, é buscar auxílio com um profissional da saúde como nutricionistas ou médicos endocrinologistas. No entanto, é possível adotar algumas boas práticas alimentares sem maiores consequências. Uma delas, por exemplo, é aderir à dieta detox por um curto espaço de tempo a fim de eliminar do organismo as toxinas acumuladas.

Ao seguir as recomendações impostas pela dieta detox é possível observar tanto a eliminação de gordura, quando a diminuição da retenção de líquidos, que quando presente no organismo pode ser confundida com quilos extras, contudo, é somente o inchaço provocado pelos maus hábitos da saúde – má alimentação, sedentarismo, poucas horas de sono, entre outros fatores.

O fato é que, além de ser uma alternativa saudável para o organismo humano, a dieta detox também pode ser saudável para as finanças pessoais, uma vez que seu cardápio exige alimentos comuns e facilmente encontrados em hortas, pomares, feiras e supermercados. Muitas vezes, é possível encontrar esses alimentos até mesmo no quintal de sua casa, com um pouco de esforço e dedicação ao cultivar frutas, verduras, vegetais e temperos em pequenos vasos ou terrenos.

Isso porque a dieta detox prioriza aumentar o consumo de alimentos orgânicos, ricos em fibras, nutrientes e vitaminas, e de preferência antioxidantes para promover a limpeza do organismo. Além disso, evita o consumo de alimentos hipercalóricos e industrializados, ou que sejam ricos em sal, açúcar, gordura, corantes, condimentos e aditivos químicos.

Portanto, a nossa sugestão é reduzir até eliminar por completo a utilização de temperos e molhos prontos e comidas congeladas ou ultraprocessadas como hambúrguer, nuggets, macarrão instantâneo. Evite também o consumo de sal, açúcar e gordura, limitando a ingestão de pães, doces, frituras, refrigerantes, gelatinas e afins durante a semana.

É importante reforçar que a dieta detox é um paliativo a um tratamento clínico profissional e que pode ser implementada periodicamente por curtos espaços de tempo. Por isso, recomendamos fazer uma dieta detox somente uma vez no mês ou então após o período de festas e aniversários em que naturalmente comemos de modo exagerado e sem restrições.

A seguir, vamos apresentar um pequeno cardápio para três dias de dieta detox. Você pode adaptar o tipo de vegetal ou hortaliça de acordo com sua região ou com os alimentos típicos da temporada.

Dia 1:

  • Desjejum – Suco verde de água, couve, limão e gengibre. Se desejar, pode adoçar com mel.
  • Almoço – Filé de frango, brócolis e purê de mandioquinha
  • Lanche – Um pedaço de côco fresco
  • Jantar – Omelete de ovos, ervilha e tomate
  • Ceia – Chá de camomila

Dia 2:

  • Desjejum – Vitamina de banana e leite desnatado
  • Almoço – Ovos cozidos, salada de folhas frescas e um pedaço de mandioca
  • Lanche – Rodelas de abacaxi
  • Jantar – Sopa-creme de abóbora
  • Ceia – Água de coco

Dia 3:

  • Desjejum – Chá verde e uma fatia grande de mamão com uma colher de aveia
  • Almoço – Filé de frango, salada de pepino e tomate e grão de bico
  • Lanche – Ameixas secas e um iogurte natural desnatado
  • Jantar – Uma posta de atum, salada de rúcula e uma batata doce cozida
  • Ceia – Suco de uva integral

Durante os três dias em que realizar a dieta detox, evite o consumo de café, refrigerantes, bebidas saborizadas artificialmente. Consuma bastante água e prefira temperos caseiros como alho, cebola, salsinha, cebolinha, entre outros. Se depois deste período você continuar sentindo inchaço no corpo, dificuldade para ir ao banheiro ou fadiga sem precedentes, procure a ajuda de um profissional da saúde.

Juliete Landi Lucas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *