Kefir – O Que é, Para Que Serve, Como Fazer, Benefícios



Confira aqui todas as informações que você precisa saber sobre o Kefir.

O Kefir é um alimento que tem como propósito promover o bem-estar de quem o consome. De origem eslava, a própria raiz da palavra, “keif”, carrega esse significado: viver bem.

Difundida há milhares de anos, essa bebida rica em bactérias e leveduras probióticas tem ganhado uma legião de fãs espalhados por todo o mundo — inclusive no Brasil.



Se você quer saber mais sobre o Kefir, acompanhe este artigo até o fim para descobrir:

  • O que é o Kefir
  • Quais os benefícios do Kefir
  • Como preparar o Kefir em casa
  • Como incluir o Kefir no cardápio

O que é o Kefir

A origem deste alimento é antiga e um pouco misteriosa. O que se sabe, até o momento, é que foi descoberta há milhares de anos por grupos nômades que viviam às margens de Cáucaso, região localizada entre a Europa oriental e a Ásia ocidental



Durante a migração de um local para outro, os nômades transportavam o leite fresco em recipientes específicos. Notaram, tempos depois, que as paredes dos recipientes continham uma espécie de grãos que formavam uma colônia de bactérias.

Essa colônia de bactérias tinha o sabor agradável e, por isso, decidiram manter a proliferação daqueles fragmentos para consumo próprio.

E assim surgem as primeiras amostras dos grãos de Kefir, que ao ser adicionado a um pouco de leite fresco se transforma em uma poderosa bebida fermentada.

Quais os benefícios do Kefir

Como revelamos anteriormente, este é um alimento rico em bactérias e leveduras probióticas que são lactobacilos reguladores da flora intestinal e, por isso, são capazes de promover o bem-estar do organismo de modo geral.

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Os microorganismos vivos presentes na bebida fermentada são capazes de facilitar a digestão, reduzir a prisão de ventre, combater inflamações, tratar a diabetes, prevenir osteoporose e fortalecer o sistema imunológico.

Fonte de proteínas, quando consumido de maneira equilibrada, o Kefir pode até mesmo fazer parte de uma dieta de reeducação alimentar e estimular a perda de peso saudável.

Como preparar o Kefir em casa

Além de contar com as vantagens nutricionais comprovadas pela ciência, a cultura do Kefir também colabora com os aspectos sociais de uma comunidade, uma vez que seus grãos são geralmente doados entre as pessoas de uma região.

Isso acontece porque, ao começar a produzir o alimento, as colônias de bactérias se multiplicam diariamente e deliberadamente. Para conseguir uma amostra dos grãos de Kefir, basta conversar com amigos e familiares ou acessar grupos em redes sociais.

O preparo é muito fácil e pode ser feito em casa. Para isso, você vai precisar de 100 gr de grãos de Kefir e 1 litro de leite. O leite pode ser integral, desnatado ou semidesnatado, contanto que seja fresco.

Coloque ambos os ingredientes em um recipiente de vidro esterilizado. Deixe este conteúdo em repouso, em temperatura ambiente, de um dia para outro — aproximadamente 24 horas. No dia seguinte, é possível notar a proliferação das leveduras probióticas.

Após esse período de descanso, esse líquido precisa ser coado. Os grãos de Kefir voltam para o recipiente de vidro, adicionando mais um litro de leite e repetindo todo o processo. Já a bebida fermentada pode ser consumida logo em seguida.

Como incluir o Kefir no cardápio

A sugestão de consumo é de uma vez ao dia, no café da manhã ou no lanche da tarde, por exemplo. Pode ser tomado puro, adoçado com mel ou batido com frutas. Pela internet ainda é possível encontrar muitas outras receitas que usam o Kefir como ingrediente principal.

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Embora tenha dezenas de benefícios comprovados pela ciência, vale lembrar que o Kefir é produzido a partir de uma base láctea. Por isso, pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose precisam evitar o consumo ou optar por alternativas como o Kefir feito a base de água.

Juliete Lucas

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