Carnaval chegou ao fim e sempre bate aquela ressaca pós-bebedeira ou excesso de comida, já que para muitos aqui no Brasil, o ano realmente começa após o carnaval.
Diante disso, academias lotam, pistas de ciclismo, caminhadas e corridas ganham um fluxo constante de pessoas que procuram eliminar os quilos extras adquiridos do natal, ano novo e carnaval.
Mas o que muitos esquecem é que, no início, a alimentação que deve ser mudada. Portanto, se você estiver fazendo uma lista de compras, pare agora e inclua a Spirulina em sua lista. Esta cianobactéria tem sido considerada um “superalimento” por muitos especialistas.
Então nesse post, você conhecerá mais a respeito desse superalimento, suas características, benefícios e como usá-la em diversas receitas.
A Spirulina ou “alga azul” é uma cianobactéria. Mas afinal, o que é isso?
Para isso, devemos nos lembrar das aulas de biologia do ensino médio. Se vocês não se lembram, tranquilo, nós damos as respostas hehe.
As cianobactérias são basicamente microrganismos que realizam fotossíntese (aquele mesmo processo que as plantas realizam lembram?), no entanto elas não apresentam cloroplastos, o que faz com que elas sejam comparadas com algas e bactérias.
Muitas cianobactérias se encontram majoritariamente no meio aquático, principalmente água doce e formam o chamado fitoplâncton, constituindo a base da cadeia alimentar nesse ecossistema.
Muitas cianobactérias produzem substâncias tóxicas, no entanto, a Spirulina é a “diferentona” de seu grupo.
A Spirulina é uma cianobactéria com formato espiral (por isso ela possui esse nome) e cresce em lagos tropicais e subtropicais, principalmente em rios ou lagos com pH alcalino (entre 7 e 8), e aqui no país um local onde ela pode se desenvolver tranquilamente é no Pantanal.
A Spirulina pode ser consumida em pó ou em cápsulas.
No caso do pó, aconselha-se a misturá-la em sucos, vitaminas, sopas ou iogurtes. Para quem quer utilizá-la no preparo de refeições sólidas, ela pode ser adicionada em massas de bolos e panquecas.
Então, vamos mostrar duas receitas saborosas para usar a Spirulina:
Portanto, como podem ver, a Spirulina é um superalimento e bem versátil de se consumir.
Então, não deixem de inclui-la em sua lista de compras e deixem seus comentários dizendo se já utilizou ou pretende utilizá-la e compartilhe!
Leonardo Silva Aguirre
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?