Benefícios da Jaca para Saúde

Conheça aqui os principais benefícios da Jaca para saúde.

Nem todo mundo conhece essa fruta, e se você é uma dessas pessoas, continue conosco e entenda o motivo da jaca ser uma das frutas mais nutritivas e interessantes que temos à nossa disposição.

A jaca é uma fruta muito grande comparada a maioria das que costumamos comer diariamente. Seu peso e tamanho varia muito e elas pesam de três até 37 quilos. Não é brincadeira mesmo concorda? A jaca pode chegar a pesar muito mais que uma criança, essa certamente você nunca imaginou.

Porém, apesar de poder chegar a pesos bastantes altos, a jaca normalmente pesa três quilos. A aparência da casca, o cheiro bastante característico e a viscosidade da fruta afastam muitas pessoas de consumi-la, principalmente crianças.

Apesar de não ser tão bonita, a jaca é uma excelente opção de lanche, pois fornece bastante energia ao corpo, possui antioxidantes, esses componentes fazem com que o envelhecimento do corpo e a imunidade sejam favorecidas.

Entretanto, nem todas as pessoas sabem ou já provaram a uma outra opção de jaca que consegue ser mais atraente para as pessoas que viram a cara para a fruta: a jaca dura.

A jaca dura é tão boa quanto a outra, mas nessa opção de jaca que é bastante encontrada no nordeste, os gomos são mais rígidos. Por serem mais rígidos a jaca dura é normalmente mais apreciada.

A jaca pode ser matéria prima para vários produtos como doces, geléias, mousses e atualmente existe até a “carne de jaca”, essa opção serve bem para as pessoas que não consomem carne, opção como veganos e vegetarianos, ou até mesmo para os que possuem restrição médica.

O uso da jaca em pratos salgados

O seu nome científico é Artocarpus integrifólia L e ela é a maior fruta cultivada que existe no mundo. É importante salientar que a jaca é uma fruta de origem asiática e faz parte da família da amora e do figo. A novidade agora é as famosas coxinhas de jaca, para quem não sabe, essa é uma receita vegana bastante conhecida hoje em dia. No lugar do preparo do salgado que é geralmente recheado com frango, a massa é recheada com “carne de jaca”.

Segundo a culinarista Gopi Priscila das Almas, a jaca é uma opção excelente para se substituir carne de origem animal, pois possui uma textura muito próxima a do frango. Além disso, possui um valor nutricional muito relevante para a saúde e combina muito bem em pratos salgados, pois absorve bastante os temperos.

Benefícios da Jaca

A jaca também é bastante rica em vitamina B3, essa vitamina é imprescindível para a saúde e tão indispensável para o metabolismo e o sistema nervoso. Em 100 gramas de jaca podemos encontrar cerca de 3,6 mg de fibras, essas fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino.

Por ser uma fruta bastante rica em fibras, a jaca previne a constipação e as hemorróidas, facilitando a evacuação e melhorando as idas ao banheiro. Ela também auxilia no regulamento da pressão arterial e reverte os efeitos do excesso de sódio no organismo, bem como ajuda a prevenir doenças cardíacas e possíveis derrames.

Além de todos esses benefícios que mencionamos, a fruta é rica nas seguintes vitaminas: A, K, C, E e também possui boa quantidade de ferro que ajuda a prevenir anemias. Outro componente bastante importante para a saúde humana é o magnésio, e a jaca possui valores aproximados de 27 mg na fruta e incríveis 54mg no caroço, lembrando que o consumo do caroço da jaca deve ser realizado após o cozimento do mesmo em água.

Ainda falando na fruta, ela é uma boa opção de consumo diário para a prevenção de doenças como a catarata pelo fato de ser bastante rica em vitamina A.

Raiza Pereira da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *