Benefícios do Quiabo para Saúde



Confira aqui os principais benefícios do quiabo para a saúde.

Muitos acham ele ruim e dizem que solta muita "baba", mas sabendo fazer, ele é um legume que combina com vários pratos, tipicamente, de Minas Gerais e Bahia. Ele tem uma flor de beleza única, onde pétalas amarelas recebem um toque sutil de cor roxa. Estou falando do quiabo!

Ele é fonte de ácido fólico, cálcio, cobre, ferro, fibras, fósforo, magnésio, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, C, B6, K.



1 – Vamos começar falando sobre o nosso coração. O controle do colesterol e triglicérides é feito pela quantidade de fibras que esse alimento possui, onde um fator importante na nossa saúde é observado. O potássio que ele possui controla a pressão arterial, interferindo na saúde do nosso sistema cardiovascular. Os polifenóis, contidos no quiabo, melhoram a saúde do coração, diminuindo os riscos de ter coágulos no sangue e evita danos oxidativos no organismo. A Universidade de Barcelona divulgou que temos menos risco de desenvolver doenças cardíacas consumindo alimentos com essas substâncias.

2 – A Glicemia tem um melhor controle quando consumimos o quiabo, pois as suas fibras tem uma contribuição enorme no controle do açúcar no sangue. Estudos mostram que essas fibras diminuem a absorção da glicose no intestino, ótimo para pessoas que fazem tratamento contra a diabetes.



3 – Falando nisso, o intestino funciona melhor com as fibras, prevenindo a constipação, conhecida também como "intestino preso". Recomenda, em adultos, um consumo diário de 25 (vinte e cinco) gramas de fibras, onde apenas 100 gramas de quiabo, possui 10% dessa dieta. Outros tipos de legumes verduras e cereais devem ser complementados nessa dieta.

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Algo muito interessante é que as fibras do quiabo formam uma espécie de gel, que se une aos ácidos biliares, aumentando a excreção das fezes e fazendo com que a reabsorção pelo organismo diminua.

4 – O cálcio, cobre, fósforo, ferro e a vitamina K são importantes na formação dos ossos e dentes. Serve também para fortalecer os osso, prevenindo fraturas.

5 – O quiabo é um alimento antioxidante, com ácidos graxos e com as vitaminas do complexo B, magnésio e zinco, sendo um ótimo aliado para a memória e o aprendizado. Redução da ansiedade, nos sintomas da depressão e na inflamação cerebral, também foram observados em quem consome esse vegetal.

6 – O quiabo aumenta a saciedade por ser rico nessas fibras, diminuindo a sensação de fome entre as refeições. Por esse motivo e por ter poucas calorias, o quiabo deve ser introduzindo na dieta de quem quer perder uns quilinhos.

7 – A imunidade é fortalecida consumindo esse alimento. Por ter vitamina C, 16 mg em 100 gramas de quiabo cozido, as células de defesa do corpo são estimuladas, ficando mais preparadas para combater as infecções.

8 – A falta de vitamina A no organismo pode causar alterações oculares, degeneração macular e, em casos graves, a perda da visão. Como o quiabo possui essa vitamina, podemos prevenir esses problemas oculares e até proteger a córnea.

9 – As mulheres grávidas devem consumir esse alimento por conta do ácido fólico, que diminui o risco de um defeito no tubo neural, podendo afetar o desenvolvimento do cérebro e da coluna do bebê.

Além de tudo isso, o quiabo pode prevenir o câncer por causa da lectina, uma proteína que diminui o crescimento de células cancerosas. Uma pesquisa foi realizada utilizando tubos de ensaio, onde essa substância impediu o crescimento do câncer de mama em até 63%.

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Ainda não foram realizados estudos em humanos, mas em cobaias, o quiabo foi eficiente em casos de melanoma, um tipo de câncer de pele.

Na África também se consome as folhas, as flores e os brotos, mas aqui no Brasil, o seu consumo é muito visto com carnes de frango, porco e até com camarão.

Não é recomendado fritar e, para aqueles que acham o quiabo "babão", ai vai uma dica particular. Prepare o frango ou a carne de porco como o seu costume, com os seus temperos, quando esse processo estiver pela metade, acrescente o quiabo lavado e inteiro, tampe, abaixe o fogo e espere o término sem mexer no legume. Muitos dizem que é isso que aumenta aquela "baba". Bom apetite!!!

Fernando Ferreira Dias Junior

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