Confira aqui mais detalhes sobre a Dieta Atkins.
A Dieta Atkins foi criada pelo médico e cardiologista Robert Coleman Atkins, nos anos 60 e é considerada como a pioneira das dietas na maneira de ingerir proteínas e cortando quase que 98% dos carboidratos. Com isso, o organismo começa a utilizar a própria gordura do corpo como estoque de energia ao invés de se utilizar dos carboidratos ingeridos.
Nessa dieta, a perda de peso acontece de forma bem rápida, porém, a manutenção da dieta é um pouco mais difícil.
Quais são as etapas da Dieta Atkins?
- Indução a cetose: que consiste em não ultrapassar a dose diária de carboidratos, que é de 20 gramas por dia, no período de 15 dias. Esse período de 15 dias é indicado para que o metabolismo entre em cetose.
O que se deve comer nessa fase? Exclusivamente proteínas de origem animal, como por exemplo, frutos do mar, peixes e ovos.
- Perda de peso continuada: que também é conhecido pela sigla PPC. Essa é a fase mais demorada e longa de todo o processo e é a fase que irá proporcionar a perda de peso.
O que se deve comer nessa fase? Aqui, já pode incluir na alimentação os queijos amarelos, as oleaginosas e, também, o creme de leite. Ainda nessa fase o consumo de vegetais deve ser aumentando e deve ser evitado ao máximo os refrigerantes e qualquer bebida que contenha em sua composição aspartame ou cafeína.
- Pré- manutenção: que é a fase quando o paciente alcança o objetivo dele em relação a perda de peso, aumentando a quantidade diária de carboidrato para 100 gramas. Nessa fase, o organismo da pessoa será preparado para a manutenção da dieta.
O que se deve comer nessa fase? É liberada a ingestão de carboidratos e pães, aumentando a dose de carboidratos em relação a fase anterior.
- Manutenção: que é a fase onde o paciente já deve estar satisfeito e agora só terá o trabalho de manter o seu peso, devendo encontrar o equilíbrio entre o que busca daqui para frente e a sua alimentação. A quantidade de carboidrato que poderá ser ingerida nessa fase, irá variar de 200 gramas a 500 gramas por dia e caso o paciente ainda seja praticante de alguma atividade física, essa ingestão de carboidrato ainda pode aumentar. A vigilância do peso deve ser feita de forma mensal.
Ainda, junto com a alimentação que o paciente irá seguir, é de suma importância a ingestão de multivitamínicos que contem selênio, pois, assim, o resultado da Dieta Atkins será ainda maior.
Vantagem da Dieta Atkins
- Rápida perda de peso
- Manutenção da perda de peso sem o “efeito sanfona”
- Dieta consegue ser seguida sem que o paciente sinta fome
- Melhoria na saúde
- Previne doenças cardiovasculares
- Pelo fato de as proteínas terem uma lenta digestão, a sensação de saciedade acaba sendo maior
- Não há restrição há quantidade de alimentos que serão consumidos
Desvantagem da Dieta Atkins
- Trata-se uma dieta considerada radical
- Pouca ingestão de carboidrato, em quantidade menor do que a quantidade mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde, OMS
- Mau hálito
- Quadro de desmaios
- Tonturas
- Fraquezas
- Náuseas
- Dor de cabeça
- Enjoos
- Os níveis do colesterol ruim podem acabar sofrendo aumento, tendo em vista o grande consumo de proteínas
- Pode ocasionar problemas cardiovasculares
- O consumo de proteínas em grande quantidade pode acabar sobrecarregando o rim, e levar o paciente há uma sobrecarga nas funções dos rins ou até mesmo, a uma insufiência nas funções dos rins
- Como a redução do carboidrato é feita de forma drástica, não se trata de ensinar bons hábitos ao paciente, nem tampouco, de oferecer a ele uma melhor qualidade de vida
Caroline Barreto Chagas Wurlitzer
Quer deixar um comentário?