A Dieta Paleolítica é uma dieta muito antiga, onde o seu foco é seguir o que faziam os antigos homens da caverna, no período paleolítico. A alimentação deles era baseada na caça de animais e na coleta dos vegetais. É considerada uma dieta um pouco restritiva, porém, apesar disso, os alimentos ingeridos por quem a segue são de altos níveis nutricionais.
Na época paleolítica, não existia cultivo de agricultura, então basicamente a alimentação era planta e bicho (hoje, considerado vegetais e carnes).
A Dieta Paleolítica tem como fundamento a mudança no estilo de vida da pessoa que a segue, visto que não há contagem de pontos ou calorias. Apesar de ser uma dieta muito restritiva em quais alimentos serão consumidos, a Dieta Paleolítica não determina quantidade de alimentos a serem ingeridos, determinando assim que o paciente como até que se sinta satisfeito. Isso, pode trazer um efeito contrário ao que se busca numa dieta, e fazer com que a pessoa aumente o seu peso, tendo em vista que acabe se alimentando mesmo que não esteja com fome.
Hoje em dia, essa combinação tem sido muito utilizada, tendo em vista que segundo os estudiosos, a alimentação do povo das cavernas era uma alimentação que não era fácil de se conseguir, o que justificava o fato de eles ficarem horas sem fazer uma alimentação. Porém, tem quem diga que os paleolíticos poderiam ficar longas horas sem se alimentar, mas, que no verão, eles se alimentavam em uma quantidade maior para garantir a falta de outro tempo.
Como se alimentar na Dieta Paleolítica
As proteínas na Dieta Paleolítica são responsáveis pelo consumo de 25 a 30% do consumo de calorias de um dia.
As gorduras agem trazendo energia e saciedade. O interessante dessa dieta é que o paciente busque sempre por alimentos mais natural possível, evitando ao máximo, alimentos, refinados, industrializados, processados e ultra processados.
30% das calorias diárias vêm do carboidrato ingerido nessa dieta.
A Organização Mundial de Saúde , OMS, alerta que o ideal para uma refeição balanceada e saudável é a ingestão de 3 a 5 porções de vegetais em porções das alimentações diárias, caso seja ultrapassado essa medida, poderá trazer riscos para a saúde e a perda do peso desejada poderá não acontecer devido a ingestão de um grande número de frutas.
Caroline Barreto Chagas Wurlitzer
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?