Rúcula – Benefícios para Saúde e Contraindicações



Saiba aqui os principais benefícios da Rúcula para a saúde.

Quem está fazendo dieta, sempre busca novos alimentos com ótimas propriedades nutricionais. E uma hortaliça que não pode faltar no prato de quem procura uma refeição equilibrada e nutritiva é a rúcula. Esta hortaliça verde-escura possui origem Mediterrânea e é parente da couve-flor, couve e brócolis.

A rúcula possui um sabor forte e picante, sendo ótima para fazer saladas junto com outras folhas como a alface. A hortaliça possui vitaminas A, C e K, além de ser rica ainda em fósforo, ferro, potássio e magnésio.



Devido a todos os seus nutrientes, a rúcula contribui para a saúde cardíaca e ajuda ainda a combater diversas doenças. Esta verdura ainda melhora o sistema imunológico e auxilia na digestão. Vale lembrar ainda que ela possui o benefício de ter poucas calorias, sendo que 100 gramas de rúcula conta com aproximadamente 25 kcal.

Confira agora os principais benefícios da Rúcula:

– Faz Bem para Visão



Devido a presença de carotenoides (precursores da vitamina A), a rúcula auxilia na saúde ocular. É importante salientar que a Vitamina A não pode ser produzida pelo corpo humano, tendo assim de ser obtida através do consumo de algum alimento que a possua. Esta vitamina é encontrada nas folhas verdes como couve, espinafre, brócolis e rúcula.

A rúcula também ajuda na prevenção da degeneração macular. Isso ocorre porque esta folhinha é rica em betacaroteno, zeaxantina e luteína. Estes nutrientes são responsáveis por proteger dos raios UV a retina, córnea e outras partes dos olhos.

– Ajuda na Imunidade

Como é rica em vitamina C, a rúcula ajuda a fortalecer o sistema imunológico, sendo uma planta antioxidante e capaz de eliminar os radicais livres.

Leia também:  Mirtilo - Benefícios da Fruta para a Saúde

– Contribui com a Saúde dos Ossos

A rúcula também possui diversos nutrientes que são essenciais para a saúde de nossos ossos. Entre eles podemos citar o cálcio e a vitamina K.

– Melhora a Saúde do Coração

Além de contribuir com a saúde dos ossos, a vitamina K também ajuda na saúde cardíaca e reduz a mortalidade cardiovascular. Além disso, a rúcula também conta com uma certa quantidade de Ômega 3 em sua composição, que ajuda a limpar as artérias.

– Faz Bem para a Digestão

O gosto amargo da rúcula se deve a presença do enxofre, ou sulforafano, este componente auxilia na prevenção de inflamações no intestino e ajuda no processo digestivo das pessoas que sofrem com excesso de acidez no estômago. Isso ocorre porque a rúcula estimula a produção da bile pelo fígado.

– Aumenta a Saciedade

A rúcula também é ótima para aumentar a sensação de saciedade. Isso ocorre pela presença de fibras em sua composição. As fibras retardam o esvaziamento gástrico e faz com que nos sintamos saciados por mais tempo.

Riscos e Contraindicações

Assim como tudo na vida, especialistas recomendam que as pessoas não consumam grandes quantidades de rúcula, uma vez que isso pode causar vômitos e enjoos.

Além disso, pessoas com insuficiência renal também deve manerar com a hortaliça por conta do potássio.

Já as pessoas que tomam anticoagulantes também devem evitar a rúcula, uma vez que ela possui vitamina K, que atua na coagulação do sangue e pode interferir na atuação dos remédios.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *