Quem está fazendo dieta, sempre busca novos alimentos com ótimas propriedades nutricionais. E uma hortaliça que não pode faltar no prato de quem procura uma refeição equilibrada e nutritiva é a rúcula. Esta hortaliça verde-escura possui origem Mediterrânea e é parente da couve-flor, couve e brócolis.
A rúcula possui um sabor forte e picante, sendo ótima para fazer saladas junto com outras folhas como a alface. A hortaliça possui vitaminas A, C e K, além de ser rica ainda em fósforo, ferro, potássio e magnésio.
Devido a todos os seus nutrientes, a rúcula contribui para a saúde cardíaca e ajuda ainda a combater diversas doenças. Esta verdura ainda melhora o sistema imunológico e auxilia na digestão. Vale lembrar ainda que ela possui o benefício de ter poucas calorias, sendo que 100 gramas de rúcula conta com aproximadamente 25 kcal.
– Faz Bem para Visão
Devido a presença de carotenoides (precursores da vitamina A), a rúcula auxilia na saúde ocular. É importante salientar que a Vitamina A não pode ser produzida pelo corpo humano, tendo assim de ser obtida através do consumo de algum alimento que a possua. Esta vitamina é encontrada nas folhas verdes como couve, espinafre, brócolis e rúcula.
A rúcula também ajuda na prevenção da degeneração macular. Isso ocorre porque esta folhinha é rica em betacaroteno, zeaxantina e luteína. Estes nutrientes são responsáveis por proteger dos raios UV a retina, córnea e outras partes dos olhos.
– Ajuda na Imunidade
Como é rica em vitamina C, a rúcula ajuda a fortalecer o sistema imunológico, sendo uma planta antioxidante e capaz de eliminar os radicais livres.
– Contribui com a Saúde dos Ossos
A rúcula também possui diversos nutrientes que são essenciais para a saúde de nossos ossos. Entre eles podemos citar o cálcio e a vitamina K.
– Melhora a Saúde do Coração
Além de contribuir com a saúde dos ossos, a vitamina K também ajuda na saúde cardíaca e reduz a mortalidade cardiovascular. Além disso, a rúcula também conta com uma certa quantidade de Ômega 3 em sua composição, que ajuda a limpar as artérias.
– Faz Bem para a Digestão
O gosto amargo da rúcula se deve a presença do enxofre, ou sulforafano, este componente auxilia na prevenção de inflamações no intestino e ajuda no processo digestivo das pessoas que sofrem com excesso de acidez no estômago. Isso ocorre porque a rúcula estimula a produção da bile pelo fígado.
– Aumenta a Saciedade
A rúcula também é ótima para aumentar a sensação de saciedade. Isso ocorre pela presença de fibras em sua composição. As fibras retardam o esvaziamento gástrico e faz com que nos sintamos saciados por mais tempo.
Assim como tudo na vida, especialistas recomendam que as pessoas não consumam grandes quantidades de rúcula, uma vez que isso pode causar vômitos e enjoos.
Além disso, pessoas com insuficiência renal também deve manerar com a hortaliça por conta do potássio.
Já as pessoas que tomam anticoagulantes também devem evitar a rúcula, uma vez que ela possui vitamina K, que atua na coagulação do sangue e pode interferir na atuação dos remédios.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?